“Oz Valley”, um Hub de Grandes Corporações
Inicialmente projetado para abrigar até 13 locatários, o empreendimento Triple A construído pela empresa de terceirização imobiliária Bresco em Osasco, acabou sendo totalmente alugado pela empresa de tecnologia 99.
A 99 oferece serviços de transporte, entregas e pagamentos através de um aplicativo. Com um custo estimado em R$ 150 milhões, o galpão tem 30.000 metros quadrados e capacidade para até 1.500 funcionários. Outra adição importante é a chegada da Ascenty, líder de mercado em centros de dados na América Latina. A empresa escolheu Osasco para construir sua próxima unidade, com um investimento total de R$ 220 milhões.
A presença da 99 e da Ascenty é parte do movimento crescente ocorrido em Osasco nos últimos anos, com a instalação de sedes ou operações de empresas como Mercado Livre, iFood, Rappi, Uber, Facily, Dafiti, Agaxtur, B2W, Shopper, DHL, Track & Field, Ambev, Camil, entre outras, grandes emissoras de televisão como SBT e RedeTV e ainda a sede do Bradesco (no ranking 2 das marcars mais valiosas do Brasil).
O grande número de empresas de tecnologia reunidas na cidade deu origem a um apelido: “Oz Valley”, homenagem ao Vale do Silício, localizado em São Francisco, Califórnia, EUA, famoso mundialmente por ser o lar de muitas startups e empresas globais de tecnologia como Intel, Google, Apple, Facebook e Netflix.
Política de atração de empresas
Para tornar Osasco o destino preferido das empresas de tecnologia, a Prefeitura implementou medidas nos últimos anos que ajudaram a mudar as empresas para a cidade. Uma dessas medidas foi a redução da taxa de ISS (imposto municipal) de 3% para 2% em 2018.
Antes de discutir mais detalhes, é importante destacar que, além dos incentivos fiscais, a localização estratégica de Osasco, cortada pelas principais rodovias do estado, como Castello Branco, Bandeirantes e Rodoanel, é o caminho ideal para empresas do setor de e-commerce.
Em uma entrevista para o jornal “Folha de SP”, o secretário de finanças de Osasco, Bruno Mancini, afirmou: “A simplificação do sistema fiscal para essas empresas e a agilização de processos tornaram a cidade muito atraente”.